fisio Fisioterapia Especializada

Massagem Desportiva

Consiste numa técnica de massagem profunda, com manobras de deslizamentos, fricções e amassamentos, com o objectivo de promover uma maior recuperação do exercício e prevenção de lesões aumentando, desta forma, a performance do atleta.

Drenagem Linfática Manual

A drenagem linfática manual é uma técnica de massagem realizada pelo fisioterapeuta, cujo objectivo é estimular o sistema linfático a trabalhar num ritmo mais acelerado, levando a linfa para os gânglios linfáticos. Por este processo são eliminados os excessos de líquidos e as toxinas, fortalece o sistema imunitário e reduz os edemas nos tecidos.

Os movimentos aplicados consistem em pressões leves, suaves, rítmicas e precisas, em forma circular e espiral sempre em direcção aos gânglios linfáticos. Não utiliza nenhum tipo de creme e não magoa. Pode ser complementada utilizando a pressoterapia.

A drenagem linfática manual é indicada em problemas linfáticos, celulite, sensação de pernas cansadas e pesadas, retenção de líquidos e outros transtornos circulatórios.

Cadeias Fisiológicass

Uma abordagem terapêutica manual que trabalha analiticamente as cadeias musculares, articulares, fasciais, viscerais, cranianas e neuro-meníngeas, com o objetivo de integrar o indivíduo  numa postura global e harmoniosa.

Permite o tratamento de pacientes recém-nascidos com deformações, “torcicolos congénitos”, estrabismo, regurgitações, choros, insónias, entre outros.

É também indicado para crianças, adolescentes e adultos que apresentem qualquer  tipo de deformações, como escolioses, cifoses e lordoses acentuadas, problemas otorrinolaringicos, respiradores orais (bucais), má oclusão problemas da articulação temporo-mandibular, problemas de acomodação visual, problemas de concentração, etc.

Ginástica Abdominal Hipopressiva

Técnica que envolve a região abdominal e pélvica com o objectivo de diminuir a pressão intra-abdominal e fortalecer os músculos internos do abdómen, fortalecer o períneo e reduzir a compressão dos discos intervertebrais na região lombar.

Os benefícios da GAH são:

  • Melhora a postura e diminui a dor lombar;
  • Fortalece e tonifica a parede abdominal;
  • Previne e trata a incontinência urinária;
  • Previne e melhora as ptoses viscerais (descida de órgãos);
  • Estimula os movimentos peristálticos do intestino facilitando a função intestinal;
  • Melhora a actividade sexual através da tonificação do pavimento pélvico, aumento da circulação e sensibilidade ao toque no períneo.

Incontinência Urinária

Tratamento visa reverter esta situação clínica, identificando a causa do problema e tratando com recurso a diversas técnicas especificas. Os tratamentos são realizados num ambiente privado e descontraído.

aulas-servicos Aulas de Grupo

 SegundaTerçaQuartaQuintaSextaSábadoDomingo
10h - 10h30Pilates
10h15
Pilates
10h15
10h30 - 11h
11h - 11h30
11h30 - 12h
17h - 17h30YogaYoga
17h30 - 18h
18h - 18h30
18h30 - 19hPilatesPilates
19h - 19h30Yoga
19h30 - 20hPilatesPilates
20h - 20h30
20h30 - 21h
21h - 21h30

*Treino Postural e Alongamentos

Yoga

O Yoga é mais do que uma prática física, traz benefícios emocionais, mentais e energéticos.

Através de exercícios físicos, respiratórios e de relaxamento emocional e mental, ajuda-nos a alcançar uma harmonia global e um bem-estar geral.

Praticar Yoga proporciona uma sensação de bem-estar, tornando-se uma grande ajuda para quadros de depressão, insónia, stress e ansiedade. Também é muito benéfico a nível postural, de flexibilidade e força muscular. Para além disto, estabiliza o sistema nervoso central, aumenta os níveis de energia, estimula a circulação sanguínea, melhora a capacidade imunológica, aumenta a atenção, a concentração e o equilíbrio.

Pilates

O Pilates é um método utilizado para a prevenção e controlo das lesões da coluna vertebral. As aulas têm o intuito de promover a postura correcta através de exercícios em que são desafiados um grande grupo de músculos que intervêm no controlo postural. As aulas são bastante calmas, em que o dispêndio energético não é significativo, e que visam o controlo da postura, a coordenação motora e o fortalecimento de músculos chave na manutenção da postura correcta.

É indicado para pessoas com problemas de coluna crónicos, pessoas que terminaram tratamentos à coluna e que tenham indicações para manutenção (por exemplo, cadeias musculares) e/ou pessoas que queiram relaxar do stress do dia-a-dia.

Babyoga e Playoga

Numa aula de yoga, é através das histórias, das músicas, dos jogos e do relaxamento, que vamos ensinar a criança: regras de vida em sociedade; como respeitar a natureza, os animais; como brincar e divertir-se com respeito pelos outros; como respirar correctamente; coordenar os movimentos com a música, desenvolvendo a concentração; aprender a relaxar e a acalmar, utilizando ferramentas que serão muito úteis no dia-a-dia da criança, melhorando o desenvolvimento físico, social, emocional, a aprendizagem e fortalecendo o vínculo entre pais e bebés.

Babyoga 1 – Recem-nascidos até a tentativa de gatinhar (máximo 9 meses)
Babyoga 2 – da tentativa de gatinhar até a aquisição da marcha (máximo 24 meses)
Babyoga 3 – dos 2 aos 4 anos

Funyoga 1 – dos 4 aos 6 anos (só para as crianças)
Funyoga 2 – dos 6 aos 12 anos (só para as crianças)
Funyoga em Familia – com pais e filhos dos 3 aos 12 anos.

Pré-Parto

É um conjunto de aulas dedicadas aos futuros pais, onde são abordados temas como anatomia/fisiologia na gravidez,desenvolvimento embrionário sintomas e sinais de parto, mala para a maternidade, entrada na maternidade, amamentação, primeiros cuidados dos bebes, alterações psicológicas no pré e pós-parto.
Tem uma vertente prática em que se incide nas 3 respirações e exercícios de fortalecimento do períneo.

Pós-Parto

É um conjunto de aulas dadas por um fisioterapeuta e um PT onde é feita uma avaliação postural e pélvica. São falados temas sobre a actividade sexual, dieta e hábitos alimentares.

medicina Medicina Estética e Bem-Estar

Massagem relaxamento

Esta terapia consiste em movimentos suaves e relaxantes sobre os tecidos moles, músculos, tendões e ligamentos produzindo um bem estar imediato.

Massagem anti-celulitica e adelgaçante

Uma massagem desintoxicante que contribui para a eliminação de lípidos e líquidos em excesso nas células. Esta massagem pode ser associada a envolvimentos corporais de acordo com o objectivo.

Reflexologia

Reflexologia consiste na aplicação de uma pressão específica nos chamados pontos reflexos do corpo. Esses pontos localizados nos pés possuem ligações com os nossos órgãos vitais.Esta terapia estimula a energia vital em pontos específicos ajudando que o organismo se auto recupere. Promove o relaxamento do corpo, descontrai os músculos, descontrai vasos sanguíneos, melhora a circulação sanguínea, estimula a produção de endorfina e serotonina que diminuem a sensação de dor.

Reiki

É uma técnica energética que canaliza a energia vital presente em todos os seres e universo pela imposição das mãos com o objectivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe.
Promove um relaxamento profundo, ajuda a tratar depressões e angústias, reduz o stress e promove o bem-estar geral.

cuidados Cuidados Médicos

Mesoterapia

Acto médico com objectivos estéticos e terapêuticos consistindo na aplicação de fármacos na derme e/ou tecido celular subcutâneo.

Ortopedia

É a Especialidade Médica e Cirúrgica que trata as doenças do sistema músculo-esquelético, designadamente, ossos, músculo, tendões, ligamentos e outras estruturas afins. Inclui a área de Traumatologia e Medicina Desportiva, dedicando-se ao tratamento de fracturas ósseas bem como as lesões ligamentares, tendinosas e musculares.

Deverá consultar a especialidade de Ortopedia todo o utente que apresente queixas referentes a ossos e articulações bem como lesões traumáticas agudas (rotura de ligamentos), tendinites, roturas musculares, etc.

As dores articulares ao nível da coluna e doenças degenerativas (artroses) das diversas articulações, poderão também encontrar uma resposta nesta Especialidade.

Osteopatia

Consiste num sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

Acupuntura

É um ramo da medicina tradicional chinesa e, considerado recentemente, um método de tratamento complementar.

O tratamento consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados “Acupontos”, de forma a obter diferentes efeitos terapêuticos.

Com as tecnologias modernas a acupunctura tem aumentado os seus recursos, e variando nos materiais utilizados, mas mantêm intocada a origem tradicional chinesa.

Terapia Fala

É a ciência que tem como propósito a melhoria das funções neurovegetativas, como a deglutição, mastigação e aspectos funcionais da respiração, assim como a comunicação humana. A Terapia da Fala consiste no desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal.

O terapeuta da fala é o técnico de diagnóstico e terapêutica responsável pela prevenção, avaliação e intervenção das perturbações da comunicação humana no seu global, bem como, perturbações inerentes aos processos mecânicos da deglutição.

O terapeuta da fala ajuda nos seguintes casos:

  • Alterações/troca na produção de alguns sons durante a fala;
  • Atraso no desenvolvimento da linguagem oral;
  • Perturbações da voz;
  • Perturbações adquiridas da linguagem/fala decorrentes de AVC, por exemplo;
  • Dificuldades na aquisição da leitura e da escrita;
  • Alterações no processo de mastigação e deglutição.

Psicologia

Promove o bem estar através da avaliação do comportamento e dos processos mentais dos indivíduos como um ser único ou inserido na sociedade.

Nutrição

A Nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais de cada indivíduo, além dos processos pelos quais, o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes.

A intervenção nutricional tem como objetivo a prevenção de doenças, a proteção e a promoção de uma vida mais saudável, conduzindo o bem estar geral do indivíduo.