Especialidades Médicas

É um ramo da medicina tradicional chinesa e, considerado recentemente, um método de tratamento complementar.

O tratamento consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados “Acupontos”, de forma a obter diferentes efeitos terapêuticos.

Com as tecnologias modernas a acupunctura tem aumentado os seus recursos, e variando nos materiais utilizados, mas mantêm intocada a origem tradicional chinesa.

Consiste num sistema de avaliação e tratamento, com metodologia e filosofia própria, que visa restabelecer a função das estruturas e sistemas corporais, agindo através da intervenção manual sobre os tecidos (articulações, músculos, fáscias, ligamentos, cápsulas, vísceras, tecido nervoso, vascular e linfático).

É a Especialidade Médica e Cirúrgica que trata as doenças do sistema músculo-esquelético, designadamente, ossos, músculo, tendões, ligamentos e outras estruturas afins. Inclui a área de Traumatologia e Medicina Desportiva, dedicando-se ao tratamento de fracturas ósseas bem como as lesões ligamentares, tendinosas e musculares.

Deverá consultar a especialidade de Ortopedia quem apresente queixas referentes a ossos e articulações bem como lesões traumáticas agudas (rotura de ligamentos), tendinites, roturas musculares, etc.

As dores articulares ao nível da coluna e doenças degenerativas (artroses) das diversas articulações, poderão também encontrar uma resposta nesta especialidade.

É a ciência que tem como propósito a melhoria das funções neurovegetativas, como a deglutição, mastigação e aspectos funcionais da respiração, assim como a comunicação humana. A Terapia da Fala consiste no desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não-verbal.

O terapeuta da fala é o técnico de diagnóstico e terapêutica responsável pela prevenção, avaliação e intervenção das perturbações da comunicação humana no seu global, bem como, perturbações inerentes aos processos mecânicos da deglutição.

O terapeuta da fala ajuda nos seguintes casos:

  • Alterações/troca na produção de alguns sons durante a fala;
  • Atraso no desenvolvimento da linguagem oral;
  • Perturbações da voz;
  • Perturbações adquiridas da linguagem/fala decorrentes de AVC, por exemplo;
  • Dificuldades na aquisição da leitura e da escrita;
  • Alterações no processo de mastigação e deglutição.

Promove o bem estar através da avaliação do comportamento e dos processos mentais dos indivíduos como um ser único ou inserido na sociedade.

6 motivos para procurar a ajuda de um psicólogo
– Quando tem pensamentos negativos ou se sente triste, ansioso ou desanimado;
– Quando tem um baixo rendimento e dificuldades de concentração em tarefas do dia a dia ou no trabalho;
– Quando vivenciou uma experiência traumática (luto, bullying, violência);
– Quando tem problemas de relacionamento (amorosos, familiares, amizade);
– Quando ocorre uma mudança no ciclo de vida (ex. entrada na reforma);
– Quando quer ter maior controlo sobre as suas emoções e um maior nível de autoconhecimento.

A Nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais de cada indivíduo, além dos processos pelos quais, o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes.

A intervenção nutricional tem como objetivo a prevenção de doenças, a proteção e a promoção de uma vida mais saudável, conduzindo o bem estar geral do indivíduo.

Ajuda em processos inflamatórios e em situações de dor. Trata-se de uma técnica médica que assenta na introdução de doses mínimas de medicamentos homeopáticos, na área afetada pela dor, recorrendo a agulhas muitos finas. A técnica é bastante eficaz para tratar vários tipos de dor.

É indicada para o tratamento de vários distúrbios, entre os quais:
• Artroses
• Cicatrizes
• Entorses
• Lesões musculares
• Lombalgias
• Problemas de circulação sanguínea
• Tendinites

A terapia assistida por animais, é um tipo de intervenção onde o cão é parte integrante do processo terapêutico, enfatizando o vínculo especial que existe na interação humano-animal. A presença do cão na consulta de psicologia tem um impacto muito positivo e tem diversos benefícios tais como:

-sensação de maior segurança e conforto durante a terapia;
-facilita o vínculo terapêutico e a expressão de emoções;
-o cão tem ausência de julgamento;
-diminui os níveis de stress e ansiedade;
-libertação de hormonas responsáveis pelo bem-estar e felicidade;
-melhora as competências pessoais, sociais, de comunicação e escolares.

Os cães de terapia necessitam de preencher certos critérios a nível de personalidade e características para poderem “exercer” e têm um treino específico para o efeito.

Na fisiotorres, trabalhamos com dois cães-terapeutas: o Cookie e a Molly!

A Podologia estuda, avalia, diagnostica e trata as alterações dos pés e suas repercussões no organismo humano. As suas principais áreas de intervenção são a área Clínica, Pediátrica, Desportiva, Geriátrica e Cirúrgica.

A consulta de podologia serve para avaliar os sintomas apresentados pelo utente, orientar um diagnóstico e respetivo tratamento, com o intuito de prevenir lesões, evitar incapacidades da marcha e tratar precocemente patologias associadas.

Deve consultar um Podologista sempre que apresentar:
– dor nos pés (geral ou localizada)
– alterações ósseas (joanetes, deformidades digitais, artroses, etc.)
– alterações dérmicas (feridas, fissuras, gretas, frieiras, calosidades, micoses, verrugas, pele seca, excesso de transpiração, etc.)
– alterações posturais, de apoio ou de marcha (biomecânica)
– lesões traumáticas (entorses, úlceras, unhas encravadas)
– um quadro clínico de patologia associada (coluna, anca, joelho, dismetrias, etc.)
– um quadro clínico de Diabetes, Neuropatia, Patologia Vascular Periférica

Através da nossa dedicação plena e competência dos nossos profissionais procuramos proporcionar um atendimento de qualidade a satisfação dos nossos utentes.